quarta-feira, 17 de junho de 2009

Relação de Materiais de Apoio - Caderno do Professor - 2º Bimestre/2009

- ENSINO FUNDAMENTAL – CICLO II

- 5ª SÉRIE:

Sites:
Museu do Louvre. Disponível em: http://www.louvre.fr . Acesso em: 2 out. 2008. Apresenta informações a respeito da civilização egípcia, da Pré-história aos últimos faraós. Na página principal, no canto esquerdo superior, clicar em “Oeuvres”, depois “Collections & Départements” e em seguida em “ Antiquités égyptiennes”.
Starnews 2001. Disponível em : http://www.Starnews20001.com.br/egypt/grande_piramide.html
Acesso em: 2 out. 2008. Contém texto muito claro e belas imagens do Egito Antigo.
Babilônia Brasil. Disponível em: http://www.angelfire.com/me/babiloniabrasil/index.html Acesso em: 2 out. 2008. Página dedicada à Mesopotâmia, que envolve as culturas da Suméria, Babilônia e Assíria. Aqui estão dados sobre história, mitologia, religião, práticas antigas e modernas centradas na tradição mesopotâmica.
Mesopotâmia – Terra entre rios. Disponível em: http://paginas.terra.com.br/arte/mundoantigo/mesopotamia/arqui.htm
Acesso em: 2 out. 2008. Site ilustrado sobre a Mesopotâmia.
Arte africana. Disponível em: http://www.arte africana.usp.br Acesso em: 22 dez. 2008.
Site com informações sobre a arte africana no Brasil.
Discovery Channel. Disponível em: http://www.discoverybrasil.com/china_antiga/ index.shtml. Acesso em: 19 nov. 2008. Site que apresenta a história da China Antiga.

Filmes:
A Pré-história e as primeiras civilizações. v. 1. Coleção História da Humanidade. SBJ Produções, São Paulo 25 min. Após descrever a chamada “Pré-história” da humanidade, ofilme aborda as civilizações mesopotâmicas: sumérios, assírios, babilônicos etc.
Mesopotâmia: retorno do Éden. DVD Coleção Civilizações Perdidas. Direção: Robert Gardner. Inglaterra, 1995. 48 min. Documentário sobre a origem das civilizações da região mesopotâmica.
Comer, beber e viver (Yin shi nan nu/Eat Drink Man Woman). Direção: Ang Lee. Taiwan, EUA, 1994. 123 min. Experiente cozinheiro comanda o restaurante de um hotel de luxo, mas não sabe como lidar com as próprias filhas.
Lanternas vermelhas (Dahong Denglong Gaogao Gua). Direção: Zhang Yimou. China, Hong Kong, Taiwan, 1991. 119 min. A história se passa na China do início do século, quando uma estudante universitária se casa com o patriarca do clã dos Chen. Ela se junta às outras esposas do rico senhor, cada qual tendo sua casa e criadagem, e deve aprender rituais que incluem o uso da lanterna vermelha, para apontar a esposa que passará a noite com o marido.
Nenhum a menos (Yi Ge Dou Bu Neng Shao). Direção: Zang Yimou. China, 1988. 106 min.
O filme conta a história do professor Shuiquan, que tem de se ausentar durante um mês e deixa a adolescente Wei Minzhi para substituí-lo e cuidar de seus alunos com a missão de não deixá-los abandonar a escola.
O Tigre e o Dragão (Crouching Tiger, Hidden Dragon). Direção: Ang Lee. China, Taiwan, EUA, 2000. 120 min. Artes marciais, romance e muita magia na luta de dois casais para que uma espada mágica não caia em mãos erradas.
O último entardecer (Chinese Box). Direção: Wayne Wang. França, Japão, EUA, 1997. 99 min. História de um amor impossível, ambientado em 1996, em Hong Kong, época em que a charmosa cidade voltou a pertencer à China, depois de décadas de domínio britânico.

- 6ª SÉRIE:
Filmes:
Chegança dos mouros. Documentário da TVE da Bahia. Direção: Josias Pires Neto. Brasil, 2000. 30 min. Retrata as festas dos “cristãos e mouros”, de Caravelas e Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, que relembram as guerras de Reconquista.
Diários de um novo mundo. Direção: Paulo Nascimento. Brasil, 2005. 92 min. Em 1752, um navio cruza o Atlântico. Um dos passageiros, Gaspar de Froés, médico e escritor, registra em seu diário as dificuldades da viagem ao Brasil e a luta entre as Coroas de Castela e Portugal.
Lutas de cristãos e mouros. Documentário da TVE da Bahia. Direção: Josias Pires Neto.
Brasil, 2000. Mostra uma manifestação cultural inspirada na saga marítima portuguesa e nas lutas medievais entre cristãos europeus e muçulmanos.
Elisabeth. Direção: Shekar Khapur. EUA, 1998. 125 min. A história da rainha Elisabeth I, que assumiu o trono inglês em um período conturbado e decidiu sacrificar a vida para enfrentar as ameaças ao seu reinado.
O Homem que não vendeu sua alma. Direção: Fred Zinneman. Inglaterra, 1996. 115 min.
No século XVI, Henrique VIII decidiu se divorciar de Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena. Ante a recusa de Thomas More – autor da Utopia – de anular o casamento, o rei rompeu com a Igreja Católica e se pôs à frente da Igreja na Inglaterra, como chefe do Anglicanismo.
Cristóvão Colombo: a aventura do descobrimento (Christopher Columbus: The Discovery).
Direção: Jonh Glen. EUA, 1992. 120 min. Nesse livro você poderá conhecer melhor as expedições de Colombo desde seu sonho de navegar para as Índias até a chegada à América depois de diversas intempéries.
Marco Polo – viagens e descobertas. (Marco Polo). Direção: Hugo Fregonese. Itália, 1961.
90 min. A vida do viajante veneziano que salvou a filha do Grande Khan das mãos de marginais.

- 7ª SÉRIE:
Sites:
Biblioteca Virtual de Direitos Humanos.
Disponível em: http://www.direitoshumanos. usp.br/counter/Doc_Histo/Doc_historic. html
Acesso em: 28 nov. 2008. Coletânea de documentos históricos a respeito do conceitode direitos humanos.
História, por Voltaire Schilling. Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/ mundo/rev_francesa_cronologia.htm
Acesso em: 28 nov. 2008. Site a respeito dos principais momentos do processo de Revolução Francesa, inclusive com uma cronologia.
Nações Unidas no Brasil. Disponível em: http://www.onu-brasil.org.br/documentos_ direitoshumanos.php
Acesso em: 4 out. 2008. Site das Nações Unidas no Brasil com documentos, informações e notícias. Vidas Lusófonas. Disponível em: http:// www.vidaslusofonas.pt/napoleao_bonaparte. htm. Acesso em: 3 out. 2008. Site com informações a respeito da vida de Napoleão Bonaparte.
Biblioteca do Futuro:
Disponível em: http://bibvirt.futuro.usp. br/imagens/pranchas_de_debret
Biblioteca do Futuro da USP. Disponível em: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/imagens/
pranchas_de_debret Acesso em: 28 nov. 2008. Biblioteca virtual do estudante de língua
portuguesa, da Escola do futuro da USP (Universidade de São Paulo), que disponibiliza
a obra de Debret.

Funarj. Disponível em: http://www.funarj. rj.gov.br
Acesso em: 3 out. 2008. Site no qual é possível acessar o Museu do Primeiro Reinado, localizado no Rio de Janeiro.

Filmes:
Casanova e a Revolução (La Nuit de Varennes).
Direção: Ettore Scola. Itália, 1982. 135min. Ficção envolvendo o episódio da Noite de Varennes.
Danton – o processo da revolução (Danton).
Direção: Andrzej Wajda. França/Polônia, 1982. 136 min. Narra as disputas políticas entre Danton e Robespierre, durante o período do Terror.
Maria Antonieta (Marie Antoinette).Direção:Sofia Coppola. EUA, 2007. 123min. História da rainha Maria Antonieta, às vésperas do início da Revolução Francesa.
Napoleão (Napoléon). Direção: Yves Simoneau.
França, 2002. 380min. Reconstituição da carreira militar e política de Napoleão Bonaparte.
A Independência. Direção: João Batista de Andrade. Brasil, 1991. 17 min. Documentário a respeito do processo de independência do Brasil.
Independência ou morte. Direção: Carlos Coimbra. Brasil, 1972. 108 min. Filme que retrata a proclamação da independência por D.Pedro.

- 8ª SÉRIE:
Sites:
Veja on-line. Disponível em: http://veja.abril. com.br/especiais_online/segunda_guerra/ index_flash.html
Acesso em: 3 out. 2008. Site com informações sobre a Segunda Guerra Mundial, inclusive com alguns filmes de propaganda nazista.
A Depression Art Gallery. Disponível em: http://www.english.uiuc.edu/maps/depression/ artgallery.htm
Acesso em: 3 out. 2008. Site com obras de arte produzidas durante a Grande Depressão. (em inglês)

CPDOC–FGV. Disponível em: http://cpdoc. fgv.br/nav_historia/htm/anos20/ev_cafeeind_
crise1929.html
Acesso em: 3 out. 2008. Página que analisa a Crise de 1929 e seus reflexos no Brasil.
Second World War. Disponível em: http:// worldwar-two.net/index/
Acesso em: 3 out. 2008. Cronologias e amplo material fotográfico a respeito da Segunda Guerra Mundial.
Veja on-line. Disponível em: http://veja.abril. com.br/especiais_online/segunda_guerra/ index_flahs.html
Acesso em: 3 out. 2008. Amplo acervo de textos, fotos e mapas a respeito da Segunda Guerra Mundial.

Filmes:
1900 (Novecento). Direção: Bernardo Bertolucci. Itália/França/Alemanha, 1977. 315 min. (versão sem cortes). História da Itália desde o início do século XX até o fim da Segunda Guerra Mundial, narrada pela experiência de dois amigos de infância, um camponês e o filho de um latifundiário.
Arquitetura da destruição (Undergångens arkitektur). Direção: Peter Cohen. Suécia,
1989. 119 min. Documentário sobre o nazismo, que destaca a importância da arte e da
propaganda para a consolidação do regime.
O grande ditador (The Great Dictator). Direção: Charles Chaplin. EUA, 1940. 124 min.
Comédia contra o nazismo e a guerra, com Chaplin no papel de Adolf Hitler e representando também um barbeiro do gueto, perseguido pelos nazistas.
O triunfo da vontade (Triumph des Willens). Direção: Leni Riefenstahl. Alemanha, 1935.
114 min. Documentário que narra o uso da propaganda nos meios de comunicação de massa pelo Partido Nazista.
A noite dos desesperados (They Shoot Horses, Don’t They?). Direção: Sydney Pollack. EUA, 1969. 120 min. História sobre as maratonas de dança que se realizavam durante a Grande Depressão.
Os intocáveis (The untouchables). Direção: Brian de Palma. EUA, 1987. 119 min. História sobre Chicago dos anos 1930 e o crescimento do crime organizado.
A lista de Schindler (Schindler’s List). Direção: Steven Spielberg. EUA, 1993. 195 min. Filme que retrata a ação de um alemão que utilizamão-de-obra judia em uma fábrica na Polônia e acaba salvando mais de mil pessoas.
A vida é bela (La vita è bella). Direção: Roberto Begnini. Itália, 1997. 116 min. História de uma família levada a um campo de concentração.Lá, o pai encena para o filho a participação em uma grande gincana, distorcendo arealidade para evitar que sofra.
Olga. Direção: Jayme Monjardim. Brasil,2004. 141 min. Narra a história de judia comunista deportada do Brasil para a Alemanha, durante a guerra.
O pianista (Le pianiste). Direção: Roman Polanski.França, 2002. 150 min. Filme que retrata a perseguição nazista aos judeus, pela história de um pianista judeu-polonês.
For All — O trampolim da vitória. Direção: Luis Carlos Lacerda. Brasil, 1998. 95 min. História da convivência entre famílias brasileiras e soldados norte-americanos em Natal (RN), durante a Segunda Guerra Mundial.
Memórias do Cárcere. Direção: Nelson Pereira dos Santos. Brasil, 1982. 185 min. Baseado em livro de Graciliano Ramos, conta a prisão do escritor durante a repressão na Era Vargas.
Senta Pua! Direção: Erik de Castro. Brasil, 1999. 112 min. Conta a história dos pilotos brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial.

- ENSINO MÉDIO
- 1ª SÉRIE
Sites:
Ilíada: http://www.ufrgs.br/proin/versao_1/iliada/index.html
Odisseia: http://www.ufrgs.br/proin/versao_1/odisseia/index.html

- 2ª SÉRIE
Sites:
GORENDER, Jacob. O épico e o trágico na história do Haiti. Scielo. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103- 40142004000100025&script=sci_arttext
Acesso em: 2 out. 2008. Texto sobre o livro de C. L. R. James, Os jacobinos negros.

HOBBES, Thomas. O Leviatã. Tradução Maria do Carmo Martins Fontes-Davis. Disponível em:http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?selection_action+&co_obra=3976
ROVER, José Aires. Comentários sobre a Revolução Inglesa e o indivíduo. Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC). Disponível em: http://www.buscalegis. ufsc.br/revistas/index.php/buscalegis/article/ viewArticle25803
Texto sobre a violência e o Estado como fatores necessários para manutenção da liberdade individual, utilizando a Revolução Inglesa como base.
Dhnet. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/decbill.htm
Acesso em: 2 de out. 2008. Site que contém trechos da Declaração dos Direitos de 1689 traduzidos para a língua portuguesa.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Prefácio da primeira edição (1781). Tradução A. F. Morujão e M. P. Santos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989. Disponível em: http://web.letras.up.pt/meirinhos/Ensino/conhecimento/Kant_CRP_Prefacio.pdf
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social, ou, princípios do direito político. p. 9-10. Disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2244
VOLTAIRE, Françoise-Marie Arouet. Tolerância. In: Dicionário filosófico. p. 368. Tradução Glaydson José da Silva. Disponível em: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k37538b
NEVES, Luiz Felipe Baeta. Profetismo e Iluminismo no terremoto de Lisboa de 1755. In: 3º Colóquio: Relações luso-brasileiras: entre iluminados e românticos. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em:
http://www.realgabinete. com.br/coloquio/3_coloquio_outubro/paginas/19.htm
VOLTAIRE, Françoise-Marie Arouet. Poème sur le desastre de Lisbonne ou examen de cet axiome: “tout est bien” (excertos). Tradução Glaydson José da Silva. Disponível em: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k89898j
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Lettre sur la providence (excerto). Tradução Glaydson José da Silva. Disponível em: http://www.gymnyon.vd.ch/docs/302/GyNyon_La_Providence_selon_Voltaire_et_Rousseau. df
NEVES, Luiz Felipe Baeta. Profetismo e iluminismo no terremoto de Lisboa de 1755. In: 3o Colóquio: Relações lusobrasileiras: entre iluminados e românticos. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: http://www.realgabinete.com.br/coloquio/3_coloquio_outubro/paginas/19.htm
CONDORCET, Jean-Antoine Nicolas. Esquisse d’um tableau historique des progrès de l’esprit humain. p. 328. Tradução Glaydson José da Silva. Disponível em: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k101973s/f336.table
DIDEROT, Denis. Autoridade política. In: Enciclopédia, (1751–1765), p. 898. Disponível em: http://gallica. bnf.fr
Les classiques des sciences sociales. Disponível em: http://classiques.uqac.ca/
Acesso em: 2 out. 2008. Diferentes livros e documentos do século XVIII podem ser encontrados nesse site (em francês).
Constituição do Brasil: http://www.planalto.gov.br/ccivil_/Constituicao/Constituiçao.htm
DE DECCA, Edgar Salvadori. Cidadão, mostre-me a identidade! Caderno Cedes. Campinas, v. 22, n. 58, p. 7-20, dezembro/2002, p. 16. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br
Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Disponível em: http://www.embaixada-americana. org.br
O site da Embaixada dos Estados Unidos oferece um grande número de documentos a respeito da História desse país.

Filmes:
Desmundo. Direção: Alain Fresnot. Brasil, 2003. 101 min. O filme retrata a sociedade colonial brasileira nas primeiras décadas de colonização. O português falado no filme, os costumes, o mobiliário contribuem para uma rica reconstituição. Repare na condição da mulher e no trato da religiosidade ao assistir ao filme.
Cromwell. Direção: Ken Hughes. Reino Unido, 1970. 145 min. Filme que narra a Revolução Inglesa e as manobras políticas dos principais grupos envolvidos no processo.

- 3ª SÉRIE
Sites:
Bovespa. Disponível em: http://www.bovespa.com.br
Acesso em: 7 jan. 2009. O portal oferece uma boa relação de textos que explicam o funcionamento do mercado acionário; há um simulador no qual o participante pode comprar créditos e investir de maneira fictícia no mercado acionário brasileiro.
Oakland Museum. Disponível em: http://www.museumca.org/global/art/collections_
dorothea_lange.html
Acesso em: 1 out.2008. Site do Oakland Museum da Califórnia, que disponibiliza imagens da fotógrafa Dorothea Lange, tiradas durante a Crise de 1929.
No link “slide show”, há uma apresentação em sequência das imagens.
Departamento do Patrimônio Histórico.
Acesso em: 10 jan. 2009. http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/
patrimonio_historico/ladeira_memoria/index.php?p=395
Site com imagens e histórico do monumento de Flávio de Carvalho em homenagem a Garcia Lorca.
TV Cultura. Disponível em: http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/anosde
chumbo/index.htm
Portal da TV Cultura sobre a Segunda Guerra Mundial repleto de sugestões de atividades, mapas, vídeos e imagens sobre o conflito.
CPDOC-FGV. Disponível em: http://www.cpdoc.fgv.br
Acesso em: 3 out. 2008. O site possui farta documentação sobre o Período Vargas, desde a década de 1920 até o seu segundo governo (1951-1954).

Filmes:
Os Intocáveis (The Untouchables). Direção: Brian de Palma. EUA, 1987. 119 min. O filme retrata os Estados Unidos da década de 1920, durante a vigência da lei seca e a opulência do país, após a Primeira Guerra Mundial e antes da quebra da Bolsa.
O Labirinto do Fauno. Direção: Guilhermo Del Toro. México/Espanha/EUA, 2006. 112
min. O filme retrata a Guerra Civil Espanhola, misturando a imaginação de uma menina à violência do período.
Rapsódia em agosto. Direção: Akira Kurosawa. Japão, 1991. Retrata uma família japonesa que foi marcada pela bomba atômica e possui um parente norte-americano.
Baile Perfumado. Direção: Paulo Caldas e Lírio Ferreira, Brasil, 1996. 93 min. Trata do cangaço e do contexto da luta armada contra Lampião e seu bando, no Nordeste, na década de 1930.
Olga. Direção: Jayme Monjardim, Brasil, 2004. 141 min. Filme comentado durante a Situação de Aprendizagem sugerida, em que se descreve a vida de Olga Benário durante a década de 1930.
Revolução de 30. Direção: Sylvio Back, Brasil, 1980. 118 min. Polêmico documentário em preto-e-branco, possui uma grande riqueza de imagens.

Edição 228 - Cinquenta ideias para 2010

- Neste número, você encontra uma lista de ações indispensáveis ao seu trabalho para garantir a aprendizagem dos alunos no próximo ano. Não perca também a entrevista exclusiva com o pesquisador francês Guy Brousseaou, o pai da Teoria das Situações Didáticas.

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/228.shtml

Planejamento - 2010

Edição Especial - Expectativas de aprendizagem em Arte - 6º ao 9º ano. Confira o que a turma deve aprender no Ensino Fundamental II:

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-especiais/030.shtml

Gestão Escolar

Edição 005 Dezembro 2009/Janeiro 2010: Semana pedagógica: o que não pode faltar. Dia a dia, tudo o que você precisa para fazer o planejamento do ano:

http://revistaescola.abril.com.br/indice-gestao/005.shtml

Confira também:

Consulte as outras Edições da Revista Nova Escola:

http://revistaescola.abril.com.br/