quarta-feira, 5 de agosto de 2009

COMUNICADO – Professores de História do Ensino Médio

As escolas que oferecem Ensino Médio da rede estadual receberão, a partir da segunda quinzena de agosto, via FDE, a coleção “Fundadores da América Latina”. Esse material será enviado diretamente às escolas. A coleção se constitui de seis volumes que tratam dos processos de independência de nações latino-americanas, a partir dos seus principais líderes:

- Artigas (Uruguai)
- Bernardo O’Higgins (Chile)
- José Martí (Cuba)
- San Martín (Argentina)
- Simón Bolívar (Venezuela, Colômbia, Equador)

Vale ressaltar que alguns deles, como San Martín e Simón Bolívar, tiveram atuação e influencia na libertação de várias nações da América Latina.
Coordenada pela professora Maria Ligia Coelho Prado, cada volume foi escrito por um especialista em história da América, constituindo-se num material resultante de estudos e pesquisas sobre a temática. A coleção, fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Fundação Memorial da América Latina, procura aprofundar o tema da independência da América espanhola e problematizar o surgimento de várias nações, permitindo compreender as dificuldades e dilemas que envolvem os nossos vizinhos nos dias atuais.
A coleção, apesar de centrar-se nos processos de independência e na figura dos chamados “fundadores”, não destaca a figura heróica desses libertadores. Ela analisa seu papel nos processos de independência e como, posteriormente, a história dos países que eles libertaram ou participaram da libertação resgatou seu papel na construção de uma identidade nacional. Esse movimento de valorização ou esquecimento é fundamental para compreender a dinâmica do processo histórico e como se configuraram as nações da América Latina após sua independência.
Indicada para professores de História e estudantes do Ensino Médio, a coleção pode ser utilizada em sala de aula, contribuindo desse modo para o estudo da temática contida no currículo de História da rede estadual.
Nos cadernos do professor e do aluno, o tema da independência da América espanhola é tratado no currículo da 2ª série do Ensino Médio, no 3º bimestre. No volume 3 dos cadernos do professor e do aluno, 2ª série do Ensino Médio, a coleção é indicada como recurso para ampliar os conhecimentos sobre a temática. Assim, o diálogo entre currículo, cadernos e a coleção pode ser promovido e estimulado pelos professores de História que atuam diretamente nas séries em que o tema é tratado.
Contamos, portanto, com sua colaboração para que esse material possa ser utilizado em todas as suas potencialidades.

Edição 228 - Cinquenta ideias para 2010

- Neste número, você encontra uma lista de ações indispensáveis ao seu trabalho para garantir a aprendizagem dos alunos no próximo ano. Não perca também a entrevista exclusiva com o pesquisador francês Guy Brousseaou, o pai da Teoria das Situações Didáticas.

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/228.shtml

Planejamento - 2010

Edição Especial - Expectativas de aprendizagem em Arte - 6º ao 9º ano. Confira o que a turma deve aprender no Ensino Fundamental II:

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-especiais/030.shtml

Gestão Escolar

Edição 005 Dezembro 2009/Janeiro 2010: Semana pedagógica: o que não pode faltar. Dia a dia, tudo o que você precisa para fazer o planejamento do ano:

http://revistaescola.abril.com.br/indice-gestao/005.shtml

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