Só uma coisa é certa: é preciso buscar
Buscar é saber olhar pela janela.
Buscar é descobrir horizontes.
Buscar é saber ler as fontes.
Buscar é também narrar, registrar.
É assim que se faz a História.
Talvez aí, nesse horizonte expandido,
Comece a busca da identidade.
Afinal, professor,
Você também escreve a História!
E seu aluno, pode escrever?
“Repensando o ensino de História” de NIKITIUK, Sônia L. (org). São Paulo: Cortez,1999
Público Alvo: Professores de História do Ensino Fundamental-Ciclo II e Ensino Médio
Justificativa:
• Subsidiar o trabalho realizado nas escolas estaduais e contribuir para a melhoria da qualidade das aprendizagens de seus alunos, através da análise e discussão do Currículo de História e do conjunto de documentos dirigidos especialmente aos professores: Cadernos do Professor e Cadernos do Aluno.
Objetivos:
• Promover a formação e orientação dos professores de História para dar subsídios teóricos, aprimorar os conhecimentos e práticas docentes no sentido de buscar melhoria na qualidade do ensino.
• Promover orientações metodológicas acerca do uso de fontes documentais no ensino de História.