terça-feira, 29 de setembro de 2009

Trabalhando com Documentos Iconográficos

Ao longo da história, o homem, solitariamente ou em grupo, registrou as suas impressões, as suas vivências, as suas idéias, as suas ações, o seu cotidiano e o seu meio das mais variadas formas (desenhos, cartas, relatos, diários, pinturas, esculturas, músicas, filmes, etc.) Enfim, deixou, e continua deixando para a posteridade, inúmeros documentos que permitem a reconstituição e compreensão de fatos e processos históricos ocorridos em diferentes tempos e espaços.
O contato com esses documentos históricos representa, portanto, um momento privilegiado. Permite ao aluno que ele próprio possa explorar o material e fazer assim suas análises e interpretações.
Os documentos podem simplesmente ser lidos (escritos), observados (visuais) ou escutados (sonoros). Porém, para o pesquisador, eles falam muito mais quando questionados. Para que se possa melhor explorá-los é preciso a todo momento lançar aos documentos perguntas como:

Em relação a identificação da obra:
• Quem é o autor?
• Qual o nome da obra?
• Em que ano/período foi produzida?

Em relação a leitura interna:
• O que a obra apresenta?
• Quais os elementos que a compõe?

Em relação a leitura externa:
• Quem foi o autor?
• Em que contexto histórico produziu a sua obra?
• Qual o imaginário do período?
• Para que tipo de público sua obra estava voltada?
• Qual a função da obra?

Edição 228 - Cinquenta ideias para 2010

- Neste número, você encontra uma lista de ações indispensáveis ao seu trabalho para garantir a aprendizagem dos alunos no próximo ano. Não perca também a entrevista exclusiva com o pesquisador francês Guy Brousseaou, o pai da Teoria das Situações Didáticas.

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/228.shtml

Planejamento - 2010

Edição Especial - Expectativas de aprendizagem em Arte - 6º ao 9º ano. Confira o que a turma deve aprender no Ensino Fundamental II:

http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-especiais/030.shtml

Gestão Escolar

Edição 005 Dezembro 2009/Janeiro 2010: Semana pedagógica: o que não pode faltar. Dia a dia, tudo o que você precisa para fazer o planejamento do ano:

http://revistaescola.abril.com.br/indice-gestao/005.shtml

Confira também:

Consulte as outras Edições da Revista Nova Escola:

http://revistaescola.abril.com.br/